sexta-feira, 6 de junho de 2008

Projeto Primeiro Passo




Aconteceu no dia 05/06/08, no Instituto Jandaia, em Pacajus, a assinatura do convênio do projeto Primeiro Passo, uma parceria entre essa instituição e o Governo do Estado do Ceará. O projeto irá atender a 200 jovens dos municípios de Pacajus e Horizonte, oriundos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio, na faixa etária de 14 a 21 anos, matriculados nas escolas públicas estaduais; preparando-os para o mercado de trabalho. Na ocasião, estiveram presentes o Governador Cid Ferreira Gomes, a Secretária de Educação do Estado, profª Izolda Cela, uma representante da Secretaria do Trabalho do Estado, o Prefeito Municipal de Pacajus, Francisco José da Cunha de Queiroz, o Vice-Prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto, a Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão, além dos representantes das entidades parceiras (SESI/FIEC, SENAI, SEBRAE, FECOMÉRCIO).

A implantação do projeto será em agosto de 2008, quando haverá a seleção dos alunos, os quais irão participar de um curso com duração de 18 (dezoito) meses. Logo após esse período, eles ficarão mais 06 (seis) meses participando de atividades na empresa. Os estudantes terão, também, aulas de reforço nas disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Informática. As aulas terão início apenas em janeiro de 2009, e serão ofertadas 100 (cem) vagas para cada município. Cada aluno (aprendiz) receberá, mensalmente, uma bolsa de meio salário mínimo.

A SEDUC, a 9ª CREDE e as escolas ficarão responsáveis pela seleção dos alunos, enquanto o SESI e o SENAI serão os responsáveis por ministrarem o curso e por disponibilizarem todo o material, além de fazerem a certificação. Vale salientar, ainda, que estão sendo firmados convênios com as Prefeituras Municipais de Horizonte e de Pacajus, que irão garantir o transporte dos estudantes até a sede do Instituto Jandaia.

A 9ª CREDE vê nessa iniciativa uma oportunidade ímpar de valorização de seus estudantes, de forma que eles se sintam atendidos nas suas necessidades, enquanto cidadãos que almejam ingressar no mercado de trabalho, de forma assistida pela administração pública e pela sociedade de uma maneira geral.





























Nenhum comentário: