quarta-feira, 28 de maio de 2008

Formação Educacenso 2008


Estiveram reunidos na sede da 9ª CREDE, com a coordenação estadual do Educacenso ( Sra. Joyce) , os responsáveis pela operacionalização desse programa nas Secretarias Municipais de Educação – SME, além de representantes das escolas estaduais. No evento, todos os participantes tiveram a possibilidade de abordar sobre as dúvidas existentes, como também conhecer melhor sobre o processo para alimentação do sistema, que será utilizado posteriormente com os dados do Censo Escolar 2008.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

9ª CREDE E MUNICÍPIOS, MÃOS DADAS NOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

A 9ª CREDE através do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios – NRCOM, está desenvolvendo um trabalho de divulgação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE/2006 e do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC/2007 nos municípios de sua jurisdição. Os resultados das avaliações externas são apresentados por município e por escola a partir dos descritores trabalhados por cada avaliação. No caso, o SPAECE avaliou as 4ªs e 8ªs séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e no PAIC foi avaliado o 2º ano do Ensino Fundamental em três Eixos: 1º - Processo de apropriação do sistema de escrita, 2º - Processo de aquisição da leitura e 3º - Processo de aquisição da escrita.
No dia 21 de maio do corrente ano foi realizado encontro no município de Pindoretama, com a participação da Coordenadora da 9ª CREDE, Prefeito Municipal, Secretário de Educação, Presidente da Câmara Municipal, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos, Gerente Regional e Municipal, Formadora...
Na abertura do evento a Coordenadora Dóris Sandra, frisou a importância de se conhecer os resultados das avaliações externas, para intervir adequadamente no processo de ensino aprendizagem de cada escola no referido Município, e ainda, ressaltou a responsabilidade e o compromisso de todos na conquista de melhores resultados na aprendizagem das crianças e dos adolescentes.
As autoridades municipais dispensaram total apoio a 9ª CREDE e parabenizaram toda a equipe pelo trabalho, destacando também a relevância dessa ação para intervenção na educação do Município.
Frisamos alguns depoimentos na avaliação do encontro realizado pelos participantes:
- “... Tomamos conhecimento dos resultados para assim procurarmos soluções para os problemas”.
- “... Mostrou que a escola precisa rever seus conceitos e práticas diárias”.
- “... Superou todas as expectativas...”.
- “... Elogiamos a presença da 9ª CREDE no município...”.

A equipe do NRCOM – 9ª CREDE, entende que atingiu o objetivo a que se propôs com essa ação no Município de Pindoretama.


AULA INAUGURAL - PROJETO PRIMEIRO, APRENDER!



LOCAL: Auditório do Liceu Maria Dolores Alcântara e Silva
PÚBLICO ALVO: Alunos e Professores do 1º ano do Ensino Médio
HORÁRIO: 7:00h

PROGRAMAÇÃO

1. Execução do Hino do Ceará
2. Exibição do vídeo com a fala da secretária de Educação - Professora Isolda Cela
3. Fala da Coordenadora da 9ª CREDE - Professora Dóris Sandra Silva Leão
4. Apresentação do Projeto - Supervisora do NRDES - 9ª CREDE - Professora Ângela Maria Ferreira de Lucena
5. Entrega simbólica do material ao aluno - Nádia Maria Freitas Eduardo.
6. Entrega do material ao professor - Antonia Célia Castro de Oliveira Jacó - Professora de Química.
Início da 1ª aula do Projeto PRIMEIRO, APRENDER!






CURSO PROFUNCIONÁRIO

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Horizonte realizou, no último dia 17, das 08:00 h às 15:00 h, em sua sede, com a presença de todos os alunos do curso PROFUNCIONÁRIO, o primeiro encontro presencial do Curso Técnico em Gestão Escolar. Durante o encontro, foram enfatizados o processo avaliativo e a exploração dos conteúdos das unidades 1 e 2, do Módulo Produção Textual na Educação Escolar. Na avaliação do encontro e do curso, os participantes destacaram a importância desse último para sua atuação profissional, além de ressaltarem a boa qualidade do material impresso e do conteúdo do módulo. As dinâmicas desenvolvidas no encontro também mereceram destaque na avaliação dos cursistas. Além disso, os participantes mencionaram a dificuldade de acesso à CREDE e sugeriram que os próximos encontros sejam realizados de forma itinerante pelos municípios. O curso terá duração de 18 (dezoito) meses, na modalidade a distância, com encontros presenciais realizados aos sábados, a cada quinze dias.